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Se você está aqui é porque já deve ter ouvido falar em algum momento sobre a Web 3.0, também chamada de Web3 ou Web Semântica. Trata-se da nova geração da internet, proposta por Tim Berners Lee, que oferece ao usuário mais controle da privacidade sobre os próprios dados e seu conteúdo digital.
Como citamos anteriormente, a Web 3.0 também é conhecida como Web Semântica, isso por conta da sua comunicação quase que instantânea, dispensando o ato de digitação do usuário, trazendo ainda mais personalidade e uma experiência singular.
Apesar de ser um assunto muito popular nos tempos atuais, a Web 3.0 começou a ganhar espaço nas discussões em 2006, após a publicação do artigo “Uma Web guiada pelo bom senso?” no jornal norte-americano The New York Times, realizada pelo jornalista John Makoff.
Mas o conceito começou a tomar mais espaço desde então, ainda mais com o avanço da tecnologia que vem apresentando constantemente novas soluções em termos de conexão para usuários e negócios, como a inteligência artificial, machine learning e blockchain. Em outras palavras, a Web 3.0 surgiu para transformar o cenário digital, bem como a forma que consumimos a internet, para conseguir acompanhar as tecnologias avançadas e suprir necessidades que se manifestaram a partir da Web 1.0 e a 2.0.
Portanto, para entender os impactos e benefícios da Web 3.0, é válido saber quais são as principais características das suas duas antecessoras.
Web 1.0:
Web 2.0:
Tendo em vista esse contexto, partimos para as expectativas, características e benefícios da Web 3.0, como o próprio armazenamento de dados em nuvem, deixando de lado os sistemas operacionais. Ela será estruturada através da descentralização com blockchain, o maior diferencial entre os modelos de Web, que promete promover maior segurança das informações digitais e privacidade de cada indivíduo.
Apesar de ainda estar em um processo de construção, podemos já dizer que a Web 3.0 está totalmente atrelada aos novos ativos digitais: Criptomoedas, Metaversos e NFTs (tokens não fungíveis). Mas ainda precisam ser aperfeiçoados alguns fatores, os desafios para que essa geração se torne de fato uma realidade, entre elas: aprendizagem, usabilidade e segurança.
Para o setor de T.I os impactos da Web 3.0 serão diversos, como o aumento de demanda de profissionais capacitados para a execução de todo o processo. Assim como aqueles que atuam na área de marketing, precisando se atualizar em relação a execução de campanhas no ambiente virtual.
Na Kist estamos sempre por dentro das novidades do segmento de comunicação, se atualizando ao máximo para estar lado a lado ao avanço da tecnologia, compartilhando por meio dela soluções em telecom eficazes e modernas. O seu negócio está preparado para o futuro da comunicação?