Kist

ES: 28 31990764

RS: 51 3061-4767

 SC: 48 3181-0040

 SP: 11 3164-1435

EUA: +1 832 4263882

KIST-artigo-28.07

Se você está aqui é porque já deve ter ouvido falar em algum momento sobre a Web 3.0, também chamada de Web3 ou Web Semântica. Trata-se da nova geração da internet, proposta por Tim Berners Lee, que oferece ao usuário mais controle da privacidade sobre os próprios dados e seu conteúdo digital. 

Como citamos anteriormente, a Web 3.0 também é conhecida como Web Semântica, isso por conta da sua comunicação quase que instantânea, dispensando o ato de digitação do usuário, trazendo ainda mais personalidade e uma experiência singular. 

Apesar de ser um assunto muito popular nos tempos atuais, a Web 3.0 começou a ganhar espaço nas discussões em 2006, após a publicação do artigo “Uma Web guiada pelo bom senso?” no jornal norte-americano The New York Times, realizada pelo jornalista John Makoff.  

Mas o conceito começou a tomar mais espaço desde então, ainda mais com o avanço da tecnologia que vem apresentando constantemente novas soluções em termos de conexão para usuários e negócios, como a inteligência artificial, machine learning e blockchain. Em outras palavras, a Web 3.0 surgiu para transformar o cenário digital, bem como a forma que consumimos a internet, para conseguir acompanhar as tecnologias avançadas e suprir necessidades que se manifestaram a partir da Web 1.0 e a 2.0. 

Portanto, para entender os impactos e benefícios da Web 3.0, é válido saber quais são as principais características das suas duas antecessoras. 

Web 1.0:

  • Sites estáticos e sem interatividade;
  • Portais HTML;
  • Baixo número de ferramentas e possibilidades;
  • Usuário é apenas o consumidor da informação.

Web 2.0:

  • Sites com múltiplos plugs e interatividade ilimitada;
  • Ambientes propícios para criação e edição de redes sociais;
  • Aplicativos web;
  • Usuário é o consumidor e criador da informação.

Tendo em vista esse contexto, partimos para as expectativas, características e benefícios da Web 3.0, como o próprio armazenamento de dados em nuvem, deixando de lado os sistemas operacionais. Ela será estruturada através da  descentralização com blockchain, o maior diferencial entre os modelos de Web, que promete promover maior segurança das informações digitais e privacidade de cada indivíduo.

Apesar de ainda estar em um processo de construção, podemos já dizer que a Web 3.0 está totalmente atrelada aos novos ativos digitais: Criptomoedas, Metaversos e NFTs (tokens não fungíveis). Mas ainda precisam ser aperfeiçoados alguns fatores, os desafios para que essa geração se torne de fato uma realidade, entre elas: aprendizagem, usabilidade e segurança.

Para o setor de T.I os impactos da Web 3.0 serão diversos, como o aumento de demanda de profissionais capacitados para a execução de todo o processo. Assim como aqueles que atuam na área de marketing, precisando se atualizar em relação a execução de campanhas no ambiente virtual. 

Na Kist estamos sempre por dentro das novidades do segmento de comunicação, se atualizando ao máximo para estar lado a lado ao avanço da tecnologia, compartilhando por meio dela soluções em telecom eficazes e modernas. O seu negócio está preparado para o futuro da comunicação?

Estamos online!
Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá, me chamo Leonardo. Nosso time está online para lhe auxiliar em suas cotações, não hesite em nos contatar.